quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Alimentação Viva 1

Na alimentação viva tudo tem início pela germinação das sementes e grãos, agentes biogênicos (que geram vida), por sua qualidade energética e vibracional.

Ao colocarmos uma sê-mente para germinar (água = umidade + escurinho = à noite), ela entende que chegou a hora de brotar e expandir para virar uma nova planta. Neste exato momento, substâncias antinutricionais (glúten, ácido fítico, inibidores de tripsina, etc.) são transformadas em substâncias ativas da germinação, brotar, enraizar e crescer. E, neste mesmo momento a explosão de energia e nutrição acontecem. Então, o primeiro a saber fazer é:

1. GERMINANDO GRÃOS E SEMENTES - preparo em geral

1.Coloque de uma a três colheres (sopa) de grãos num vidro e cubra com água filtrada.
2.Deixe de molho por 8 a 12 horas – varia para cada semente. Ver abaixo.
3.Cubra a boca do vidro com um pedaço de filó e prenda com um elástico.
4.Despeje a água em que os grãos ficaram de molho e enxágue bem os grãos sob a torneira.
5.Coloque o vidro inclinado (45 graus) e emborcado num escorredor, num lugar sombreado e fresco.
6.Enxágue pela manhã e à noite. Em dias quentes é preciso lavar 3 ou mais vezes.
7.O tempo de germinação varia de acordo com o grão, temperatura etc. Em geral, estão com sua potência máxima logo que sinalizam, assim que põem a "cabecinha branca" para fora. Então estão prontos para serem consumidos.
Trigo, grão-de-bico, amendoim, lentilha e girassol: coloque as sementes de molho em água filtrada por 6-9 horas. Em 3 dias estarão germinadas e prontas para consumo.

Broto de Alfafa: coloque as sementes em um vidro por 4 horas de molho em água. Em 5 a 8 dias estarão brotados e prontos para consumo em saladas.

Gergelim e linhaça: coloque as sementes em um vidro por 4 horas (ou durante a noite) de molho em água (1 parte de semente para 4 partes de água). Estará pronta para fazer leite, pasta ou usar em receitas de sucos desintoxicantes.

Castanha do Pará e Noz: coloque as sementes em um vidro por 24 horas de molho em água e estarão prontas para consumo.

Amêndoa e Avelã: coloque as sementes em um vidro por 12 horas de molho em água e estarão prontas para consumo.

2. FERMENTADOS
Rejuvelac: é uma bebida tônica preparada a partir de trigo em germinação. É rica em enzimas e muitos nutrientes. Devem tomar o Rejuvelac as pessoas saudáveis e as doentes, crianças e adultos. Diabéticos podem tomar pequenas quantidades em forma diluída. Rejuvelac é um excelente tônico para todo o organismo, particularmente os intestinos e o cólon. Sua riqueza em enzimas, após consumo continuado, repõe uma flora intestinal saudável. Principalmente a que se perde devido ao consumo de antibióticos. Os antibióticos não têm inteligência que discrimine entre as bactérias "inimigas" e as "amigas" que são necessárias à nossa sobrevivência.

Receita prática: é feito em casa, a partir do grão de trigo integral, não polido;
a) Lave uma xícara de grão de trigo inteiro e coloque em um frasco de vidro;
b) Acrescente 5 xícaras de água filtrada;
c) Deixe em repouso por 48 horas;
d) Após 48 horas, coe o líquido para outra jarra. Este líquido é o Rejuvelac. Adicione 2 colheres (sopa) de mel e guarde na geladeira. Na hora de consumir acrescente suco fresco de 1/2 limão/copo;
e) Volte os grãos que ficaram sobre a peneira para o vidro e adicione + 5 xícaras de água filtrada;
f) Neste segundo preparo deixe em repouso por somente 24 horas;
g) Coe o Rejuvelac e proceda como na etapa (d).;
h) Se desejar, prepare uma terceira (e última) extração colocando sobre os grãos + 5 xícaras de água filtrada;
i) Deixe em repouso por 24 horas;
j) Coe o Rejuvelac e proceda como na etapa (d). O trigo remanescente pode ser jogado fora ou use como um bom adubo para os vasos.

Nota: a princípio pode-se sentir um cheiro "azedo", mas quando se adiciona suco de limão ele desaparece. A nutrição que o Rejuvelac provê vale a hesitação inicial que se possa ter em bebê-lo.

Nenhum comentário: