domingo, 17 de novembro de 2013

SEU TIPO DE FELICIDADE AFETA SEUS GENES

SEU TIPO DE FELICIDADE AFETA SEUS GENES

Diferentes tipos de felicidade têm diferentes efeitos nos seus genes e na sua saúde. Até mesmo os investigadores ficaram surpresos com os resultados dessa pesquisa (publicada pela Academia Nacional de Ciência, EUA), que mostrou que há uma verdadeira diferença quanto ao tipo de felicidade que sentimos e suas potenciais consequências de longo prazo.

Pessoas com altos níveis de felicidade que não derive do consumo de algo, mas por terem um profundo sentido de um propósito mais elevado e de um significado na vida (o que os pesquisadores chamam de “felicidade eudaimonica”) tinham uma expressão genética favorável nas suas células imunológicas. Essas pessoas tinham níveis mais baixos de expressão de gene inflamatório e uma forte expressão de saudáveis genes antivirais e de anticorpos.

O oposto ocorreu com pessoas cuja felicidade vem de autogratificação material (bem-estar hedônico). Essas pessoas tinham altos níveis de expressão de gene inflamatório e baixa expressão de gene antiviral e de anticorpo – a mesma expressão genética experienciada por pessoas que são altamente estressadas ou deprimidas.

De acordo com o Professor Steven Cole da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, “Embora fazer o bem ou sentir prazer possa gerar emoções positivas semelhantes, tem muitos diferentes efeitos no genoma humano. Aparentemente o genoma humano é muito mais sensível a diferentes modos de se obter a felicidade do que as mentes conscientes são”.

http://newsroom.ucla.edu/portal/ucla/don-t-worry-be-happy-247644.aspx

Nenhum comentário: